1. Transporte os objetos de maior valor na bagagem de mão (camera fotográfica, telemóvel, carregadores, tablet, etc), bem como medicamentos que costuma tomar, documentos de identificação, cartões multibanco/crédito, números de telefone, bilhetes de viagem, cópia das reservas e dados do seguro de viagem.
2. As malas (de mão e de porão) devem estar sempre identificadas com nome, endereço e telefone, para ser mais fácil entrarem em contacto consigo, no caso de extravio.
3. Respeite sempre os limites de peso e as medidas das malas. Evitam-se atrasos e pagamentos de multas.
4. Se transportar malas com peso bem abaixo do limite, não terá problemas no regresso com o peso extra.
5. Faça uma lista com tudo aquilo que pretende levar na viagem e vá eliminando o que realmente não é necessário. Imprima aqui uma lista básica de viagem e acrescente o que quiser. A maior parte das pessoas constata no fim da viagem que carregou demasiado a mala com coisas que não utilizou. Lembre-se que, em quase em todos os locais do mundo, poderá encontrar tudo aquilo que necessita.
Lista básica de viagem para imprimir
6. Tendo em conta o tipo de destino, leve alguns medicamentos que podem vir a ser úteis, como o paracetamol para as dores, anti-histamínicos no caso de alergias, pomada para as picadas de insetos, repelentes, comprimidos para a diarreia, etc.
Farmácia do viajante
7. Na bagagem de mão nunca transporte frascos com líquidos com quantidade superior a 100 ml e coloque-os sempre dentro de um saco de plástico transparente. Facilita o trabalho dos seguranças do aeroporto e diminui o tempo de espera.
8. Evite transportar uma carga excessiva de bijuteria (colares, pulseiras, anéis) e afins (echarpes, lenços, cintos). Se refletir, vai chegar à conclusão que não são necessários. Só servem para acrescentar peso e dar trabalho a arrumar.
9. Não leve mais que dois pares de sapatos suplentes. Um par de sapatos suplente é mais do que suficiente, caso tenha (pode até nem ser necessário) que trocar de calçado.
10. Esqueça os chinelos de quarto e o robe. Não são bens essenciais e só servem para retirar espaço à mala, para além de acrescentar peso.
11. As roupas devem combinar umas com as outras, para que possa repeti-las sem parecer que está sempre a vestir a mesma roupa. Por exemplo: escolha umas calças escuras (em que não se notam tanto algumas nódoas) e combine-as com camisolas de manga curta e comprida, que possam ser vestidas simultaneamente, caso esteja mais frio. Não leve umas calças vermelhas que só vão combinar com uma camisola.
12. Para guardar as roupas na mala, escolha a tática do enrolar. Sobreponha as peças de roupa umas em cima das outras, divididas por grupos (só camisolas, só calças) e depois enrole.
13. Utilize o interior dos sapatos para guardar meias ou algum objeto mais delicado.
14. Consulte os sites de meteorologia para conhecer a previsão do tempo e adequar a roupa à temperatura a que vai estar sujeito.
15. Não leve toalhas, a não ser que o alojamento escolhido não as forneça. O mesmo se aplica ao shampoo e ao sabonete.
16. Se levar algum casaco mais pesado, não o coloque dentro das malas e levo-o consigo. O mesmo se aplica ao calçado.
17. Escolha roupa adequada ao tipo de viagem.
18. Uma boa tática para escolher as peças de roupa é dispô-las em cima de uma cama e fazer conjuntos, pensando no que vai vestir em cada dia. A seguir vá eliminando aquelas peças que não combinam com mais do que uma peça de roupa.
19. Na escolha das roupas prefira aquelas que são mais leves e feitas de tecidos que não encolhem.
20. Por fim, antes de fechar as malas, confirme com a lista de viagem se se esqueceu de algum item.