Perderam a minha a mala no aeroporto: como reclamar

Nos aeroportos circulam por dia milhares de malas de viagem que, por vezes, caem e ficam danificadas, que se perdem ou então são enviadas para o avião errado. Grande parte das queixas dos passageiros aéreos encontra-se relacionada com o extravio, atrasos na entrega e danos nas bagagens.

O que fazer em caso de extravio da sua mala de viagem

Quando a sua bagagem de porão for perdida, entregue com atraso ou ficar danificada deve reclamar junto da companhia aérea e terá direito a receber uma indemnização, no montante máximo de € 1.220,00. No caso de transporte de artigos caros poderá conseguir uma indemnização superior, mas para isso terá que declarar esses artigos no momento do check-in, através de uma declaração específica para esse efeito.

No caso de bagagem danificada, não terá direito a esta indemnização se os danos forem causados por um defeito inerente à própria mala.

Em Portugal, o Instituto Nacional de Aviação Civil, IP é a entidade responsável pela aplicação dos direitos dos passageiros de voos com partida nos aeroportos portugueses e voos que chegam de outros países ao território nacional, desde que as viagens sejam realizadas por companhias aéreas de países pertencentes à União Europeia. Por isso, caso não se encontre satisfeito com a resposta dada pela companhia aérea ao seu problema, poderá reclamar junto deste organismo. As companhias que operam fora da União Europeia têm que respeitar as normas em vigor no espaço comunitário.
O procedimento é sempre o mesmo: reclamar junto da companhia e caso não obtenha resposta deve recorrer à entidade que supervisiona os direitos dos passageiros do país a que pertence a companhia aérea.

Prazos para reclamar

A reclamação tem que ser apresentada no prazo de 7 dias a contar da data de entrega da bagagem ou de 21 dias, caso a tenha recebido com atraso.
Para interpor uma ação em tribunal tem um prazo de 2 anos, que se conta a partir da data da receção da bagagem.

Link para o formulário de reclamação:
http://europa.eu/youreurope/citizens/travel/passenger-rights/air/index_pt.htm

Prevenir o extravio e danos da bagagem

Para evitar que a sua mala seja extraviada ou danificada siga estes conselhos:
-Identifique sempre a bagagem com o seu nome, endereço e telemóvel;
-Feche sempre a sua mala e, se necessário, utilize um aloquete para evitar que seja aberta;
-Utilize cintos à volta da mala para impedir que a mesma se abra caso venha a cair ao chão;
-Transporte na bagagem de mão todos os itens de maior valor, incluindo cameras fotográficas, telemóveis, medicamentos, cartões multibanco/crédito, documentos de identificação, etc.
-Se tiver espaço, leve na sua bagagem de mão uma muda de roupa para não ficar desprevenido, caso venha a perder a sua bagagem;
-No caso de extravio da sua mala, reclame imediatamente junto da companhia aérea e forneça o endereço do hotel onde vai ficar alojado para que possa ser contactado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *