O miradouro mais bonito da Ilha de São Miguel, nos Açores

Há uma paisagem na Ilha de São Miguel que é muito comum ser vista nos catálogos de viagens para os Açores, mas que a grande parte dos turistas, que viajam para a ilha, nunca chegam a conhecer.

Trata-se do Miradouro da Grota do Inferno, na Mata do Canário, junto à Lagoa do Canário. Neste local único é possível ter uma vista da Lagoa das Sete Cidades, da Lagoa Rasa, da Lagoa de Santiago, da Lagoa do Canário, de parte da povoação das Sete Cidades e da Serra Devassa. A uma altitude de 730 metros, vemos o mar, a montanha e as lagoas, no meio de uma vegetação natural e selvagem.

Lagoas - Ilha de São Miguel

Lagoas – Ilha de São Miguel


A entrada para este Miradouro passa despercebida. A partir de Ponta Delgada segue-se pela estrada que vai em direção às Sete Cidades e do lado direito surge um portão que dá acesso ao Parque Florestal da Mata do Canário. Esse portão tem um placard com os horários em que é permitido o acesso a veículos. Para quem segue a pé não há restrições de horário.

Atravesse a entrada e siga por um caminho de terra batida, rodeado por vegetação alta, até chegar a um estacionamento que tem uma tabuleta a informar que está na Lagoa do Canário. Estacione o carro e depois terá necessariamente que seguir a pé. Comece a subir o monte e saboreie devagar as montanhas e o verde. Depois de caminhar uns cinco a dez minutos chegará ao início do carreiro que conduz ao miradouro. No fim do caminho encontrará um pilar a evocar a Paz no Mundo.

Miradouro Grota do Inferno

Miradouro Grota do Inferno


Este roteiro não faz parte das paragens das camionetas de turismo que viajam pela ilha. A maior parte das pessoas que visitam este miradouro são turistas que optam pelo aluguer de automóvel. Há empresas de turismo que realizam visitas organizadas em veículo privado. É frequente também ver turistas que exploram os trilhos pedestres da ilha e que aqui chegam a pé. Outros simplesmente aproveitam o parque de merendas existente no local.

No Miradouro da Grota do Inferno temos acesso a uma das vistas mais belas da Ilha de São Miguel e dos Açores. Quando lá estamos e observamos a natureza, tomamos consciência de que é muito mais bonito que nas fotografias.

2 Responses

  1. adolfo Oliveira diz:

    Obrigado pelas dicas, em breve estarei aí.

  2. Manfredo diz:

    Obrigado por partilhar.
    É uma ajuda preciosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *