Hoje foi inaugurado o novo Terminal de Passageiros de Leixões. A sua construção demorou 4 anos, custou cerca de 50 milhões de euros e, de acordo com o estudo de viabilidade, terá um forte impacto na economia da região, estimando-se que gere cerca de € 11 milhões por ano, a partir de 2018.
O novo Terminal já se encontra operacional desde Abril deste ano. Recebeu até hoje 15 cruzeiros e um dos objectivos é transformá-lo num porto de início e chegada de cruzeiros e não apenas de escalas.
A obra, da autoria do arquitecto Luís Pedro Silva, não passa despercebida a quem chega e a quem a observa a partir de terra. Pode receber navios com mais de 250 metros, tem a forma de espiral e encontra-se coberta de azulejo português. O espaço dispõe ainda de um cais fluvio-marítimo para os barcos que realizam os cruzeiros no Douro, de um porto de recreio náutico e de um estacionamento para autocarros. Encontra-se num local estratégico, a uma distância de 3 km do centro da cidade do Porto, com ligação ao metro Linha A Senhor de Matosinhos – Estádio do Dragão e a 5 km do aeroporto.
No edifício do Terminal irá funcionar o Parque de Ciência e Tecnologias do Mar da Universidade do Porto e o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto.No próximo ano será construída uma via de acesso pública ao Terminal. Para já apenas os passageiros e os tripulantes dos navios dos cruzeiros terão a oportunidade de admirar esta obra por dentro.