Ilha Grande: um pequeno paraíso no Brasil

A Ilha Grande ainda é um pequeno paraíso bem escondido que não fica muito longe do Rio de Janeiro. Para lá chegar existe apenas uma única forma: o barco, que parte de Mangaratiba, Angra dos Reis, Conceição de Jacareí e Paraty.

Na Ilha Grande não circula qualquer tipo de veículo a motor. O ar está livre da poluição automóvel, as crianças brincam livremente na rua e os únicos ruídos são provocados pelas ondas do mar e o chilrear dos pássaros.

Para transportar as malas chamam-se os carreteiros, profissionais que usam um carrinho de mão com rodas para levar as cargas mais pesadas pelas ruas da ilha. Há cerca de 25 carreteiros registados em Vila Abraão para transportar as bagagens daqueles que chegam à ilha.

Praia junto à Vila do Abraão, Ilha Grande

Praia junto à Vila do Abraão, Ilha Grande

A Ilha Grande mantém uma paisagem praticamente intocada pelo tempo e pelas obras do homem. É difícil encontrar rede móvel e não há caixas multibanco.

Esta ilha pode considerar-se como um destino ideal para caminhadas, passeios de bicicleta, mergulho, surf, passeios de barco, prática de kayak, entre outros.

Crianças a brincar, Ilha Grande

Crianças a brincar, Ilha Grande


Trabalhadores na Ilha Grande

Trabalhadores na Ilha Grande

Vila Abraão é a principal povoação. É aqui que chegam os barcos de Mangaratiba, Angra dos Reis, Conceição de Jacareí e Paraty. O centro da vila tem polícia, correios, mercado, bombeiros, defesa civil e agências de viagens. A partir do porto de Abraão saem barcos que fazem excursões pelas principais praias da ilha.
Ao olhar para as montanhas da ilha sobressai o Pico do Papagaio, o segundo ponto mais alto da Ilha Grande e que se tornou num símbolo da ilha para a Vila do Abraão. Quando se olha para o Pico do Papagaio a partir da Vila do Abraão parece que estamos a ver a cabeça de um papagaio, mas quando olhamos de um outro ângulo, podemos facilmente imaginar que estamos a ver um cão ou um rato. O Pico do Papagaio tem 982 metros e para lá chegar tem que percorrer o trilho mais complicado de toda a ilha, em mata fechada e terreno com grande inclinação.

Centro de Vila Abraão, Ilha Grande

Centro de Vila Abraão, Ilha Grande

Barcos em Vila Abraão, Ilha Grande

Barcos em Vila Abraão, Ilha Grande

Cão a descansar na Ilha Grande

Cão a descansar na Ilha Grande

Principais locais a visitar na Ilha Grande

Praia Lopes Mendes: Tem 3 km de extensão, com areia branca e fina e é uma das praias mais conhecidas. É também uma das preferidas para praticar surf. O acesso é realizado por barco ou através de um trilho de 2 horas a partir de Vila Abraão.

http://www.ilhagrande.com.br/praias/lopes-mendes/

Praia do Caxadaço: é uma pequena praia selvagem, muito bem escondida, mas uma das mais bonitas.

http://www.ilhagrande.com.br/praias/caxadaco/

Saco do Céu: Tem a forma de um saco e aqui o mar é muito calmo e os crustáceos são abundantes.

http://www.ilhagrande.com.br/praias/saco-do-ceu/

Praia dos Dois Rios: Tem este nome por causa de dois rios que desaguam neste local. É uma praia de areia branca e fina, com água azul, onde pode escolher entre tomar banho em água doce ou água salgada. Para lá chegar pode usar o barco ou então tem que percorrer um trilho de 2 horas. A Vila de Dois Rios tem cerca de 150 moradores.

http://www.ilhagrande.com.br/praias/dois-rios/

Praia da Parnaioca: É uma das praias de mais difícil acesso e com mar violento.

http://www.ilhagrande.com.br/praias/parnaioca/

Praia do Aventureiro: é muito procurada por surfistas que se hospedam na Vila de Aventureiro, uma pequena vila piscatória onde vivem pouco mais de 100 pessoas. Para muitos é o local mais paradisíaco da ilha.

http://www.ilhagrande.com.br/praias/aventureiro/

Lagoa Azul: Localiza-se no extremo norte da ilha e é uma piscina natural com água límpida de cor azul-turquesa.

http://www.ilhagrande.com.br/atrativos/lagoa-azul/

Lagoa Verde: Fica na costa noroeste da Ilha Grande, próxima da Enseada de Araçatiba e tem águas verdes.

http://www.ilhagrande.com.br/atrativos/lagoa-verde/

Praia Vermelha: Tem águas transparentes e verdes e é uma das preferidas dos mergulhadores. Ali perto encontra-se naufragado o vapor Califórnia.
http://www.ilhagrande.com.br/praias/praia-vermelha/

Enseada do Bananal: É o terceiro ponto turístico mais importante de Ilha Grande e tem águas calmas, transparentes e de cor azul.
http://www.ilhagrande.com.br/praias/saco-do-bananal/

Como chegar à Ilha Grande

Barcos para a Vila do Abraão:

Angra dos Reis
Cais da Lapa
No Cais da Lapa, no centro da cidade, realiza-se uma viagem por dia, às 15:30 m. A viagem dura cerca de 1:30 m, com pouco agitação marítima.
Cais de Santa Luzia
A partir deste cais, o tempo de viagem varia de 30min a 1h40min, dependendo da embarcação. Partem cerca de 13 barcos por dia para a Ilha Grande.
Horários e preços: http://www.ilhagrande.com.br/como-chegar/horarios-para-abraao/

Mangaratiba, no cais do centro da cidade
É o ponto de embarque mais próximo do Rio de Janeiro. Partidas às 08:00 h, todos os dias. A viagem costuma ter um pouco de agitação marítima.
Horários e preços: http://www.ilhagrande.com.br/como-chegar/horarios-para-abraao/

Conceição de Jacareí, no cais no fim da praia principal:
É o local de embarque que tem mais viagens diárias, mais concretamente, cerca de 15 viagens. Encontra-se a apenas 12 km de distância da Ilha Grande e a viagem demora entre 15 a 50 minutos, dependendo da embarcação.
Horários e preços: http://www.ilhagrande.com.br/como-chegar/horarios-para-abraao/

Paraty, na ponta do cais, centro da cidade:
Esta nova rota existe apenas desde maio de 2014 e tem que ser confirmada com antecedência com a operadora que realiza as viagens. A travessia tem uma duração de 1:30 m e realiza-se às segundas, terças e quartas-feiras. É a opção mais cara para chegar à Ilha Grande.
http://www.ilhagrande.com.br/como-chegar/como-chegar-em-abraao/barco-paraty-ilha-grande/

RESERVA DE HOTÉIS NA ILHA GRANDE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *