Como utilizar o MB Net em 10 passos

Sempre que pretender realizar uma compra online não precisa recorrer ao seu cartão de crédito para efectuar o pagamento. Aliás, sempre que puder, deve evitar dar os dados do seu cartão, prevenindo fraudes que por vezes surgem com a utilização da internet.
Uma das formas mais seguras de pagamentos online é o MB Net. Este serviço permite-lhe controlar totalmente os seus pagamentos e nem sequer exige que possua um cartão de crédito, bastando ter acesso aos serviços oferecidos por uma caixa multibanco. Foi criado pela SIBS – FORWARD PAYMENT SOLUTIONS juntamente com Bancos que fazem parte do sistema de pagamentos português. Os Bancos aderentes ao serviço MB Net são: Activobank, Banco BPI, Banco Popular, Banco Santander Totta, Novo Banco, BANIF, Barclays, BEST, BIG, CCAML, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, Montepio e Unicre. Assim, basta ter um cartão de débito de um destes bancos para aceder ao serviço.
Com o MB NET pode realizar compras não presenciais completamente seguras, ou seja, este cartão não se destina a ser utilizado apenas online, podendo recorrer a ele em compras realizadas através de email e fax.
É importante perceber que, para além de ser um serviço gratuito, a qualquer momento pode anulá-lo, obter uma segunda via do talão de adesão, alterar o código secreto e alterar o montante máximo diário de compras, com uma simples deslocação à caixa multibanco.

Como activar e utilizar o MB NET:

1.º Tem que activar o serviço numa caixa multibanco ou através do serviço homebanking na internet. No caso do multibanco, depois de inserir o seu cartão, uma das opções que aparece é “Serviço MB NET”.

Como aderir ao MB Net

Como aderir ao MB Net


2.º Ao clicar em “Serviço MB NET”, vão solicitar-lhe que coloque um código à sua escolha, com um mínimo de 6 caracteres.

3.º Seguidamente, terá que inserir novamente o código para confirmação.

Mb net introdução do código

Introdução do código


4.º Para terminar este passo, tem apenas que indicar qual o montante máximo de compras diário, ou seja, qual o valor máximo que poderá ser levantado da sua conta bancária em pagamentos realizados com o MB NET.
MB Net - montante máximo de compras diário

Montante máximo de compras diário


5.º No fim confirma todos os dados introduzidos. A máquina de multibanco fornece-lhe então um talão com a indicação do montante máximo diário de compras e o username para aceder à sua conta no site MB NET.

6.º Para começar a utilizar o serviço tem que aceder ao site www.mbnet.pt. No username coloca o nome fornecido pela caixa multibanco e no código secreto deve inserir o número que escolheu quando activou o serviço.

Site MB Net

Site MB Net


7.º Por questões de segurança, o site irá solicitar-lhe que altere o seu código secreto para um mais complexo, ou seja, um código maior, com mistura de números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos.

8.º Agora já pode começar a realizar pagamentos online. Quando estiver prestes a concretizar uma compra através da internet, pode aceder à sua conta no site MB NET e escolher um dos dois tipos de cartões oferecidos: cartão temporário tradicional com validade máxima de 2 meses, com possibilidade de realizar até 4 transacções, independentemente dos comerciantes, e cartão temporário multi-utilização com uma validade até 12 meses, que pode ser usado num número ilimitado de transacções, desde que sejam realizadas com o mesmo comerciante.

MB Net - tipos de cartões

Cartão tradicional e cartão multi-utilização

9.º Após escolher o tipo de cartão, deverá colocar o montante máximo da transacção.

10.º A seguir o site gera automaticamente um cartão virtual com um número, data de expiração e código de segurança CVV2/CVC2, semelhante a um cartão de crédito real.

O site www.mbnet.pt contém uma descrição detalhada sobre a sua utilização, com possibilidade de visionar uma demonstração sobre a activação do serviço no multibanco e realização dos pagamentos através do site.

Por vezes, quando acede pela primeira vez com a sua palavra-passe no site do MB NET, surge uma mensagem de AUTENTICAÇÃO INVÁLIDA. Caso persista essa mensagem deverá deslocar-se novamente ao multibanco para efectuar a operação “Talão Id. MB NET e Reset a código”. Terá que introduzir também um novo código.

ATENÇÃO: Sempre que adquirir um bilhete de avião, antes de realizar o pagamento, deverá ler atentamente todas as observações. Algumas companhias aéreas exigem a exibição do cartão com que foi realizado o pagamento, para além de obrigarem que o mesmo pertença a um dos titulares dos bilhetes. No caso do MB NET, como se trata de um cartão de crédito virtual, poderá ser mais difícil satisfazer essa exigência. Aconselhamos a consultar previamente a companhia aérea para evitar ter problemas no momento do embarque ou então simplesmente a não utilizar o serviço MB NET.

Para mais informações consultar o site www.mbnet.pt.

2 Responses

  1. AugustoEduardo M.Santos diz:

    Criei um cartão MB NET o qual me foi dado uma identificação do MBNET, com a indicação de POR ATIVAR
    Entrei no MBNET.pt para tentar activar e ao fazer o Login dá erro de validação após introduzir a identificação MB NEt e Password.

    Por favor indiqem onde está o erro que não consigo verificar…

    • Elsa Alves diz:

      Às vezes é necessário ir novamente ao multibanco fazer o reset da password e escolher outra password. Outras vezes basta aguardar algum tempo e tentar novamente, mas se não conseguir o melhor é fazer o reset da password no multibanco e escolher outra palavra passe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *