Calçadão do Rio de Janeiro

Um dos símbolos cariocas é, sem sombra de dúvidas, o calçadão, o conhecido passeio calcetado à portuguesa que percorre a zona de praias mais famosa do Rio de Janeiro. Começa na praia do Leme e, numa extensão de mais de 4 quilómetros. atravessa Copacabana, Ipanema e o Leblon.

Símbolo ou cartão postal, o certo é que o calçadão é quase todo português. Os desenhos são inspirados na Praça do Rossio em Lisboa. As pedras pretas (de basalto) e brancas (de calcita) são nacionais e foram transportadas para o Brasil no ano de 1906. Até os calceteiros vieram de Portugal. Inicialmente, os padrões das ondas do calçadão de Copacabana eram perpendiculares ao comprimento da calçada. Nos anos 70 as ondas foram alteradas para o padrão conhecido actualmente. O calçadão de Ipanema só surgiu em 1965, ano em que se comemoraram os 400 anos do Rio de Janeiro, pela mão do arquitecto paisagista Renato Primavera Marinho.

Calçadão do Copacabana, Rio de Janeiro

Calçadão do Copacabana, Rio de Janeiro

Situado entre a praia e a avenida Atlântica, o calçadão é o local perfeito para saborear uma água de coco, um chope gelado (cerveja) ou então um suco natural. À sua volta sobressai a beleza da cidade com as favelas em cima das montanhas, que à noite se acendem como se fossem uma floresta de árvores de Natal. Entre os exercícios matinais dos cariocas, a possibilidade de se cruzar com uma estrela da Globo e aqueles que se bronzeiam na praia, ao som dos vendedores de colares, toalhas, queijo fundido e camarões grelhados, é no calçadão que verdadeiramente sentimos que estamos no Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa cheia de encantos mil.

RESERVA DE VOOS PARA O BRASIL

RESERVA DE HOTÉIS NO RIO DE JANEIRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *