Aluguer de automóveis: dúvidas e dicas

O que significa caução, franquia, franquia-zero, CDW, TP…

No contrato de aluguer de automóveis há alguns conceitos que podem causar algumas dúvidas, tais como extras, seguros, cauções, franquias máximas e mínimas, franquias zero, seguro TP, seguro CDW, etc.

Antes de concretizar a sua reserva é importante que conheça o significado de alguns destes conceitos:

Caução (depósito)
A caução é o valor que fica bloqueado no cartão de crédito do viajante até à devolução do automóvel em bom estado.

É um valor variável e serve para cobrir o custo do aluguer e os possíveis danos com a viatura. Muitas vezes é utilizado para proceder ao pagamento de multas de trânsito.

Algumas empresas de aluguer de automóveis chamam a caução de “pré-autorização” ou “depósito”.

Nunca deve ser confundida com a franquia, apesar de os seus valores serem por vezes muito semelhantes.

Em todos os contratos de aluguer de automóvel é sempre exigido o pagamento de uma caução, mesmo que a franquia seja zero.

Franquia
Corresponde ao valor do prejuízo que será pago pelo viajante, no caso de danos ou roubo do veículo. O viajante sabe que apenas pode seja responsabilizado pelo pagamento daquele montante e que o resto ficará a cargo da empresa de aluguer.
Há empresas que apresentam franquias com valores diferentes para danos e para roubo. Por vezes, a franquia é designada por “excesso”.

Franquia Zero
No caso de franquia zero o viajante que aluga um automóvel não tem qualquer responsabilidade, no caso de danos ou roubo da viatura. Contudo, há alguns países em que a franquia zero não cobre danos nos vidros, para-brisas, faróis, pneus, chassis, etc. Para cobrir estes danos é necessário optar por uma cobertura de seguro mais completa.

Redução da franquia
É possível adquirir um seguro opcional para redução do valor da franquia.

Seguro CDW e TP
O CDW (Collision-Damage-Waiver) é um seguro contra danos no automóvel e o seguro TP (Thieft Protection) funciona contra o roubo. Normalmente, já estão incluídos no preço do aluguer da viatura, mas podem não estar e têm que ser pagos à parte, por cada dia de aluguer.

Dicas no aluguer de automóveis

-É muito importante ler os termos e as condições da cobertura do contrato de aluguer para saber o que está incluído e excluído;

-No ato da reserva terá acesso a informações relativas à política de combustível. Normalmente, as empresas entregam o veículo com o depósito cheio e exigem que o veículo seja devolvido com o depósito igualmente cheio;

-Quando lhe for entregue a viatura deve começar por localizar faróis, piscas, luzes, escovas do pará-brisas, pneu sobressalente;

-Deve também observar bem o veículo e verificar se o mesmo tem mossas e arranhões que devem ser registados para que não venha a ser responsável pelos mesmos no fim da viagem. Se achar aconselhável, pode fotografar o automóvel antes e após a entrega. Em caso de avaria ou acidente, deve entrar em contacto imediato com a empresa de aluguer;

RENTALCARS.COM
Há muitos sites de aluguer de automóveis e quase todas as agências de aluguer oferecem a possibilidade de reserva online. O site da Rentalcars apresenta os preços de várias agências de aluguer aos preços mais competitivos. A Rentalcars é um agente de aluguer de automóveis, ou seja, é apenas um intermediário, daí que terá sempre que assinar um contrato com a respetiva empresa de aluguer.

Para além dos melhores preços, a Rentalcars tem ainda outras vantagens:

-reembolsa o montante retido de caução/franquia, desde que o contrato de aluguer tenha sido adquirido no site antes do ato de levantamento;
-oferece a possibilidade de optar por dois tipos de proteção:
-proteção contra danos: que cobre danos no exterior do veículo e das componentes mecânicas;
-proteção total: que abrange os danos no exterior do veículo, nas componentes mecânicas, cobranças por imobilização, assistência em estrada e bloqueio fora do carro alugado. A proteção total inclui ainda as taxas de administração e taxas relacionadas com a Proteção contra Roubo.
-permite o cancelamento online, de forma gratuita, até 48 horas antes do levantamento da viatura, nos casos em que a reserva se encontra totalmente paga;
-para as restantes reservas, se canceladas até 48 horas antes do levantamento da viatura, será cobrada uma taxa. As taxas de cancelamento nunca são maiores do que o valor total do aluguer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *