2015: primeiros e últimos a entrar no novo ano

Os primeiros a celebrar a chegada do ano de 2015 foram os habitantes da Ilha de Samoa (Samoa Ocidental), Kiribati, Tonga e Tokelau, a ilha mais oriental da Nova Zelândia. Passadas 25 horas, os samoenses da Samoa Americana festejaram a entrada no novo ano.

As Ilhas Samoa ou arquipélago de Samoa localizam-se no sul do oceano Pacífico e são constituídas por dois países independentes: a Samoa e a Samoa Americana. O Estado Independente de Samoa, antigamente chamado de Samoa Ocidental, tornou-se independente da Nova Zelândia em 1962 e é formado por duas ilhas. A capital localiza-se em Ápia, na ilha de Upolu. A Samoa Americana, bastante mais pequena, é território dos EUA, para além de ser constituída por seis ilhas. A capital é Pago-Pago, na ilha de Tutuila.

Esta diferença horária, no arquipélago de Samoa, acontece porque em 2011 a Samoa alterou o seu fuso horário suprimindo o dia 30 de Dezembro, para se aproximar dos horários de países com quem estabelecia relações comerciais.
Por isso, quem vive naquelas ilhas, teve a possibilidade de festejar o reveillon duas vezes e durante dois dias. Bastou atravessar cerca de 100 km até à Samoa Americana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *